segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O Verão como ele é (mesmo!)

Caso ainda ninguém tenha reparado, é Verão. Não meus senhores, isto não é mais uma ode à silly season, e vou abster-me de referir as vantagens da mesma; estão patentes em todo o lado: praia, calor, já para não falar das férias – o lado indiscutivelmente bom disto tudo-. Porque nada melhor que aliar o útil ao agradável, é juntar o não ter nada que fazer, ao não ter nada que fazer ao sol: torrar até à exaustão e esperar que o mês de Agosto pare no tempo e nunca mais acabe. Para os mais optimistas é ter a velha máxima “Natal é quando o homem quiser” aplicada a Agosto.

Pois.Agosto, infelizmente, ó gente que simplesmente não faz um caracol, não é quando o homem quiser e não é a alegar escravatura no trabalho, a rezar a todos os santinhos e sindicatos existentes, e a implorar por mais uns diazinhos que vai fazer a entidade patronal sentir pena de vós. E é nestes momentos em que desesperam por férias (mesmo que seja já no dia 1 de Setembro) e que lamentam o vosso fraco poder de argumentação, que se podem lembrar que nem tudo é bonito em Agosto:

1- Sim, é bom estar na praia, mas quantos de nós não têm pena de nunca ter tido um workshop sobre “Como enfiar correctamente um chapéu de sol na areia”? É extremamente lúdico para quem vos rodeia (a sério que é), mas correr praia fora atrás de um chapéu que parece possuído pelo demónio não é agradável. Transtorna e dá mau aspecto.

2- O tuga é pobre. Arrastões à parte, não leva nada de valor para a praia. Como tal, sendo impensável dispender qualquer maquia em comida, excepto se a criancinha berrar incessantemente por um Epá, via de regra, virá a lancheira de casa com toda uma panóplia de comes e bebes, sendo que a maior parte não cabe, nem tão pouco deve estar dentro de uma lancheira deste tipo. Só não trazem o frigorífico porque não cabe no carro. O horror! A tragédia! O escândalo! é ver famílias inteiras a lutar pela última perna de frango.

3- “Iste lá na France na é nade assím”. Sim, os emigrantes. Flagelo social de descontentes Manéis e Marias, respectivos petizes Pierre José e Vanessa Jacqueline e o seu Mercedes 250 TD. E mais não digo...

4- A quantidade de gente que desconhece o conceito de praias de nudistas e que acha que o que é bom é para se ver SEMPRE! Mamas e afins não devem necessariamente ver a luz do dia, nem apanhar sol em qualquer altura e em qualquer lugar. Há que zelar pelas noites bem dormidas...pesadelos com visões do inferno durante o resto do ano são dispensáveis.

Depois desta incursão, trabalhar até parece mais agradável, não?
Se não ficou convencido, para o ano pense que com o aquecimento global, qualquer dia há tubarões na costa portuguesa*.
Continua aventureiro e determinado a dar mais uma oportunidade às férias? Ok, seja! mas para o ano tente a Polinésia Francesa.

* Não, este blog não faz parte de nenum lobby ambientalista. É só porque zelamos pelos membros dos nossos leitores. Sabemos de fonte segura que uma dentada de tubarão aleija bastante...

SB

2 comentários:

Fátima disse...

silly season! finalmente uma expressão jornalística

Diligentia disse...

ah pois é...vês, como eu não sou só inutilidades jurídicas?

SB