quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Fica esta gente na História por coisas destas...1

"Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua"

Lao-Tsé


Dê-se-lhe o crédito devido. O homem foi dos maiores filósofos chineses (ele e o seu buddy Confúcio) e escreveu talvez das obras mais importantes sobre o Taoísmo: o Tao Te Ching, mas há coisas que são tão, mas tão óbvias, que se torna quase ridículo que haja alguém que registe a patente de uma coisa deste género. A sério: a cena do Yin e doYang? Muito bem pensado...o Tao como universo criador? Também está muito bom! Mas frases destas? Haja paciência! Qualquer comum dos mortais alcança esta pérola de sabedoria sem muito esforço...acho eu...Fico à espera que alguém me mostre o brilhantismo desta frase. Até lá vou considerá-la simplesmente abstrusa.

Já sabemos em quem é que a Lili Caneças se inspirou quando disse a igualmente fantástica "Estar vivo é o contrário de estar morto".


SB

5 comentários:

Anónimo disse...

Deixa o lao em paz! Quem te dêra algum dia chegares aos calcanhares deste senhor! Um homem que revolucionou a cena underground do budismo.
Muitas vezes o caminho errado é o mais apetecivel tal como nem sempre o caminho certo é o mais facil.
A vida é uma longa auto estrada cheia de atalhos duvidosos. O truque é apreciar a viagem ter paciencia e pagar a portagem. Todos pagamos a portagem mais tarde ou mais cedo...

Diligentia disse...

Caro yds, obrigada pelo comentário. É sempre bom que pessoas novas cá dêem um saltinho.Mas:
1- o "lao" não vem do tumulo para refilar;
2- não tenho sequer a ambição de chegar aos calcanhares dele;
3- A ideia era ler o post todo e não apenas a frase. Nota que eu digo "Há que lhe dar o crédito devido";
É só ler o post todo, não custa, e percebes que eu só digo que até hoje não entendo o sentido da frase. Tens direito à tua opinião, yds, e por qualquer razão achar que o caminho errado é o mais apetecível e mais uma série de coisas que dizes. Chama-se liberdade de expressão. Deixas-me ter a minha? obrigada.

SB

Diligentia disse...

escola primaria devia servir para muita gente aprender a ler. e ler nao é so vislumbrar as letras gordas que aparecem no inicio dos textos, ha mais letrinhas que compoem todo o post. ler é ler tudo, e tudo implica clicar mais para baixo no botaozinho do ecra para aparecer o resto.
AS

Anónimo disse...

1- espero que nao. ghosts freak me out
2- seria sempre inglório porque mesmo que chegasses a erosao nao perdoa
3- Eu li o post todo. E a seguir ao "crédito devido" surgem expressoes como:
"há coisas que são tão, mas tão óbvias, que se torna quase ridículo ..."
"Haja paciência!"
"Qualquer comum dos mortais alcança esta pérola de sabedoria sem muito esforço"
"simplesmente abstrusa"
"Já sabemos em quem é que a Lili Caneças se inspirou".
Compreendo o tom jocoso mas a critica e a comparaçao parecem-me pouco apropriadas. Aliás excelente exemplo de como duas frases similares podem ser tao diferentes. Uma diz tudo, a outra nao diz nada.
4-agradeço a liçao dada por AS. Compensou em simultaneo aquela aula que faltei de PortuguesComposiçao sobre "como ler um artigo de jornal e fazer um resumo" e outra aula em que fui para a rua em ITI onde o tema era "basics: browsers and blogs a New World Order".

Bottom line: para mim a frase faz todo o sentido. É preciso ter balls para avançar pelo caminho certo e para saber recuar duma opçao errada(see Iraq, see global warming, see darfur). Se fosse assim tao obvia o mundo era uma wonderland, feito de histórias de sucesso e nao é isso que acontece. Concordo que nao é o santo graal nem o 3º segredo de fátima (aka irma lucia na verdade nasceu primo lucio) mas a sua genialidade reside na sua simplicidade e a simplicidade é a chave da verdadeira sabedoria.
Respeito claro a vossa opiniao (apesar das insinuações de pertencer à numerosa percentagem de iliteracia em portugal lol) e por isso vos desejo a continuaçao dum bom trabalho.

Diligentia disse...

"O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros" É de Lao Tsé, yds, achei que ias gostar e sobretudo concordar com quem revolucionou a cena underground do budismo. ok, temos formas diferentes de ver a frase que eu postei- daí a vantagem de publicar estas coisas: faz com que seja possível tentar sair da "numerosa iliteracia em Portugal".

Insultos à parte, que são profundamente desnecessários nestas coisas de troca de opiniões, aqui entre nós também suspeitei durante muito tempo que a irmã lucia nasceu primo lúcio. Ela a mim nunca me enganou!!isto é o tipo de coisas que não me incomoda, mas muito católicozinho fanático queimar-te-ia em praça pública com um comentário desses. E no entanto, tanto tu como eu sabemos que isso foi uma mera piada, e que não é para ser levada a sério. Assim como o meu post, era uma piada. Não pretendia de todo reacções tão fervorosas. Não quis ofender a memória do Lao Tsé, nem tu querias de maneira nenhuma ofender a irmã lúcia, pois não? A questão é a mesma.
Vai comentando de qualquer maneira yds, as opiniões diferentes são importantes.

SB