segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O bom da Psicanálise

Podia não ser uma grande figura ; podia dizer algumas coisas absurdas.
Pode não ser a colher de chá de muita gente.
Pode não ser o maior vulto da psicanálise. ( mas é, lamento )
Mas Freud tinha razão em muito do que dizia. Muita razão.
É verdade é que nem todos temos que guiar a vida por aquilo que fazemos na cama.
Porém, casos os há em que as teorias freudianas se aplicam sem excepção. Raros os casos. Mas existem.
Conheci um deles. E aprendi uma coisa interessante. O sexo realmente guiava a vida daquele cidadão. Era a coisa mais importante da sua vida, era ponto fulcral e nuclear. Girava tudo à volta da mesma questão. Inconscientemente.
Aprendi que ter a mania que se é superior aos outros, que se tem sempre razão, que se sabe mais que a maioria, que gabar-se até à exaustão, que se pode pisar em toda a gente, que se pode impôr a tudo e todos, e que passear pela rua como se se fosse o melhor de todos os homens, pode querer significar que se tem grandes problemas, grandes complexos. Poderá ser sinal de que enormes confusões ebulem naquele cérebro claramente afectado. Meus caros, casos assim e Freud seria uma boa ajuda e o sucesso da terapia garantido.
Pode ser sinal de que algo não está bem a nível das intimidadas, que se tem qualquer tipo de bloqueio, de complexo ( claramente justificado ), que o inconsciente se esforça por tentar colmatar de outras formas, normalmente sendo um gabarolas e uma besta do pior.
Freud diria que tal comportamento é uma forma de substituição daquilo que não se tem no campo sexual, por qualquer tipo de vergonha, de pressão social ou preconceito.
Freud nunca o viu de calças na mão, senão ainda se ria ao reiterar o diagnóstico, recomendando imediata cirurgia plástica, se vivesse no tempo dela.
Aposto que Freud nunca teve um falocapto como paciente. Mas seria um objecto de estudo magnifico.

AS

4 comentários:

Fátima disse...

ah small dicks.. devia ser considerado deficiência

Fátima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Conheço algumas pessoas que discordariam de ti izys, mas cada um fala da sua experiência pessoal e pela dos outros não pode opinar.
Freud ser um grande vulto da psicanálise, sem dúvida que é, ainda que não tenha tido o mérito de inventar nada (isso pertence a Schopenhauer e Josef Breuer) desenvolveu extensos e intensos estudos na área. No entanto há que considerar que a psicanálise se insere como uma fatia num bolo muito maior que é a Psicologia e também Psiquiatria e que a maioria dos seus estudos, teorias e conclusões se encontram ultrapassadas, obsoletas e ainda que sirvam de ponto de partida não mais ostentam um fim em si mesmas como Freud as tinha! Pode ser um bom inicio de debate, mas nunca a sua conclusão.

Diligentia disse...

ora que conveniente...
AS