sábado, 22 de novembro de 2008

E se fosses fumar lá para a tua terra?

Seres humanos existem que têm um sério problema com outros seres da mesma espécie que tenham como hobbie puxar fumo de uns pauzinhos incandescentes, que é como quem diz, gente que fuma. Esses seres humanos com problemas com outros seres humanos constam como não fumadores.

Apesar de tudo o que se possa dizer acerca dos malefícios do tabaco, que é tudo verdade e mais tarde ou mais cedo, aqueles que fumam acabam numa cama de hospital, carecas, secos, definhados, com laringes electrónicas e ataques cardíacos, com tanta doença até se fica tonto, apesar de tudo o que se diz, não se pode deixar de ter em conta que toda a gente que fuma sabe isto.

Sabem. Claro que sabem. Mesmo que ainda não sintam os efeitos dos pauzinhos mágicos, sabem, conhecem as consequências ; de há uns anos para cá, não há ninguém que não saiba que se pode morrer por fumar, não se pode fugir da informação, se se for esperto o suficiente para um esquivanço aos rastreios que andam pela rua fora a chatear pessoas ou para mudar de canal quando programas educativos do género saltam do ecrã, não dá para escapar às inscrições, que queridas e amorosas, nos pacotes de hastes ardentes de que uma morte lenta e dolorosa aguarda quem mais fumar.

Pergunta-se porque não se avisa, nos mesmo termos, nas mesmas inscrições, nos mesmos rectângulos brancos, que o dinheiro que se dá para comprar a morte, que é como quem diz, cigarros, a maioria é imposto usado para financiar o cancro que, fumando hoje, se terá amanhã ; mas tal já serão contas de um rosário livre de doenças e de imposto.

Os fumadores sabem o que os espera num fim de vida em que a quimioterapia e a sala de operações será uma realidade. Sabem-no porque são informados, conscientes, bons cidadãos, inteligentes, não se metem nas coisas só porque sim. Então, se sabem porque continuam a fumar seria a pergunta lógica que teria de surgir. Porque assim o escolheram. Se toda a gente escolhe caminhos todos os dias, caminhos esses que nem sempre primam por espalharem ou fazerem o bem, e ninguém os critica nem julga por isso, também os fumadores escolheram fumar e bronzear pulmões. Escolheram ter um vicio que arruina a saúde. Mas também há outros, outros e tão piores vícios, e não se vê campanha publicitária para os expurgar, vícios e falhas que se escolhem deliberadamente fazer, e ninguém vai a loja comprar pacotes de maldades dessas e eles vêm com avisos de perigo de morte. Ninguém liga, ninguém quer saber. O tabaco é o fim do mundo, toda a gente sabe.

Porém, a história não termina aqui.

Sem comentários: