terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bonzear os Pulmões - O que resta do Queixume

Não fumar. Já se sabe.
Já se sabe também que é tudo para bem dos fumadores, e da sua saúde, e da saúde dos que estão à volta. Sabe-se e não vale a pena negar, é uma realidade.
Sabe-se que reclamar contra a perseguição é o mesmo que atirar ovos ao Primeiro-Ministro, pode ter-se toda a razão do mundo mas não deixa de ser um acto de vandalismo. A saúde de todos é um bem maior a proteger, em causa estará a sobrevivência sustentável de toda uma sociedade.

Tudo bem. Levai a bicicleta, tendes razão.

O factor importante que no meio de toda a preocupação e esquizofrenia, de terror psicológico e ar limpo para todos, ficam aqueles que compõem a sociedade, que os quer pôr de parte, os que pagam impostos, que se levantam todos os dias de manhã para trabalhar, os que cumprem obrigações e são medida concreta de direitos. Como todos os outros. Os que não fumam inclusive. Existem direitos para todos, os fumadores não são animais sem personalidade jurídica que o resto do mundo insiste que eles são.

Já paravam com a merda da perseguição, não?

Os não fumadores também têm cancro. Nessa altura dramática, ninguém se lembra de dizer que a culpa é do tabaco ; são simplesmente coisas que acontecem, e das quais ninguém está livre.

Os não fumadores também têm direito ao ar limpo. Obviamente. Os fumadores também tem direito a fumar na sua esfera jurídica, mas mesmo assim são escorraçados para longe. Igualdade? Não, pois não?

Pois a saúde publica.

Também se lembram da saúde pública quando nuestros hermanos constróem uma central nuclear junto à fronteira?

Há um concelho, a 23 minutos de Lisboa, que tem uma linha de super tensão a atravessá-lo de lés a lés. Onde está a saúde pública, então?

Os não fumadores também se constipam e caem à cama com gripes imensas e medonhas. Aí, ninguém lhes vai dizer que têm que deixar de fumar, e que estão piores, ou que o antibiótico não faz efeito, ou que não têm voz por causa do tabaco, pois não?

Aumenta-se o imposto do tabaco como forma de desincetivar o tabagismo. ' bem. E o buraco no sistema de saúde, que é preciso sustentar seja de que maneira for? Obviamente.

Deixem os fumadores em paz. Morrem prematuramente, é certo.
Mas morrem felizes, porque não são prisioneiros de rastreios da tensão arterial.

Sem comentários: