domingo, 23 de novembro de 2008

Vais Morrer ... E é Bem Feito !

Existem os seres humanos não fumadores que não suportam a ideia de existirem outros seres humanos com o vicio do fumo e fazem tudo para se livrarem deles. A desculpa, claro, é a saúde pública.
Terão toda a razão do mundo. Não se pretende disto uma ode de apoio e fomento ao tabaco.

Mas podiam parar com a perseguição.


Já conseguiram com que se deixasse de fumar em 90% dos espaços fechados, e como isso inclui cafés, cafés onde o comum dos mortais entra para tomar uma bebida quente, e fazer dois dedos de conversa se for acompanhado.
Isto obriga a um esforço prévio, porque obviamente ir beber café deixou de ser um programa comum, passa a ser uma caça ao tesouro por um mísero café que tenha 3 banquinhos onde um ser humano de estaleca inferior possa sentar o seu rabo canceroso e fumar.

Já conseguiram pôr rastreios das doenças pulmonares, e cardíacas, e diabéticas, e conseguem chatear toda a santa gente, que tem que se medir a tensão, e picar o dedinho com uma agulhita para medir o açúcar no sangue, e depois soprar para um balãozinho para ver se se respira bem ou não, e depois apontar tudo num caderninho para comparar com os próximos exames e rastreios, e não esquecer de fazer exercício, e não comer os enchidos do cozido de domingo, e obviamente não fumar, porque o tabaco é para meninos maus que morrem depressa e não vão para o céu.

Já conseguiram por toda a gente, e quando se diz toda a gente quer dizer não só os não fumadores fanáticos contra aqueles que fumam, como também os não fumadores pacíficos que, como não fumam, também não se incomodam muito que os outros façam com os seus brônquios o que lhes aprouver, contra quem tem a infeliz ideia de puxar de um cigarro numa fila de autocarro.
Porque começa logo tudo a fingir que tosse e a abanar as mãos à frente da cara, como se estivessem a espantar demónios, para expulsar o fumo e tentar fazer perceber ao ser que fuma que se deve sentir mal e apagar o infernal artefacto. E se o pobre não percebe as sinalefas, tosse-se mais alto e os abanicos passam para a esfera do fumador, oh amigo, apague lá isso, há quem queira respirar, ora que coisa. E ainda se o fumador se insurge e diz que pode fumar à vontade onde está porque é a via publica, há logo um chorrilho de palavrões e insultos, onde já se viu estes assassinos a quererem governar o mundo.

Já conseguiram cobrar o este mundo e a cabeça do outro por um maço de cigarros com a desculpa de aumento da receita anual do Estado. Ninguém reclama, ninguém diz nada, e nessas alturas ainda se ouve, nas televisões que entram pela casa dentro das pessoas, a não ser o clássico é bem feito, devia era o aumento ser para o dobro, esses gajos que não fazem nada e só fumam, depois ficam doentes e eu que pague com os meus impostos. Mas sobre quem paga o cancro de quem já se teceram considerandos.

Já conseguiram com que toda a gente venha fumar para a rua, quer faca chuva ou sol, até porque não há outro remédio.
Sim, já sabemos, a saúde pública assim o exige, porque custa muito investir em refrigeradores de interior para libertar o ar das substâncias nocivas das chaminés andantes, e vão lá para fora como os cães, não são melhores que isso de qualquer maneira.

Já se sabe tudo isso.

Sem comentários: