segunda-feira, 24 de novembro de 2008

E não digas que vens Daqui ...

Comboios dos subúrbios da capital.

Hora de ponta.

Lugares reservados a portadores de deficiência, idosos, grávidas e acompanhantes de colo. Muito giro, proteger quem necessita de especial cuidado, muito bem!

Pessoas com deficiência, dificuldades de locomoção e idosos não têm dificuldade em fazer valer os seus direitos. Aliás, se alguém se lembrar de se sentar nos lugares assinalados e por acaso estiver no mesmo metro quadrado um idoso, mesmo que sem problema algum em ir de pé, logo lembrará ao distraído que lá se sentou que aquele lugar não é para ele, que há pessoas de idade, há que ter respeito, a idade é um posto. Engraçado que a maior parte das vezes, os séniores parecem estar de melhor saúde que a maior parte dos representantes das baixas faixas etárias que ali vão, mas enfim, basta parecer velho para se poder puxar dos galões do assento prioritário.

No caso de senhoras grávidas, a dúvida também não existe. Vão carregadas no meio da maralha, não deve ser pêra doce. Se bem que existe a dúvida se algumas dessas pessoas com passageiro incorporado não estarão apenas e simplesmente com excesso de gorduras saturadas acumuladas ... enfim, há desculpa. É mesmo difícil ir sentado naquelas horas.

Mas ...

Acompanhantes de crianças de colo.
Nunca foram avistados.

O que acontece normalmente é que as pessoas sentam os seus rebentos que já não tem idade para andar ao colo há uns anos valentes, e vão elas próprias em pé, para que as criancinhas possam ir sentadas, enquanto milhares que vão trabalhar ou que vêm do trabalho e precisavam mesmo sentar-se vão em pé que é bastante democrático.
Ninguém nunca diz nada. Provavelmente não querem ofender a mãezinha ou o paizinho da criança, ou arranjar porrada num sitio tão apertado.

Mas é estúpido. E injusto, porque aqueles inimputáveis, além de não pagarem bilhete ou de o pagarem mais barato, vão sentados, refastelados, a cuspirem bolacha para cima de toda a gente, a rirem-se de quem vai carregado com sabe-se lá o que, e que paga muitos euros de passe para ir naquele espacinho minúsculo. DE PÉ!

Em tempos idos, se uma criança se quisesse sentar nos transportes públicos onde houvesse escassez de lugares, diziam logo que naquela idade têm boas perninhas para ir de pé.

Democrático...

Sem comentários: