sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Vaidade

Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
Aquela sem saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a Terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto vou voando,
Acordo do meu sonho...E não sou nada!...

Livro de Mágoas (1919)
Florbela Espanca



Para quem não gosta de Florbela Espanca, para quem não a entende, para quem desconfia de tudo o que escreveu...A maior poetisa portuguesa (sim, é!)

SB

3 comentários:

Anónimo disse...

SB em caso alguma duvido da tua inteligencia e cultura que nunca cessam de me surpreender alcançando sempre novos limites e por isso mesmo levo a mal o descuido com que homenageias a "poetisa eleita", a primeira entre iguais, o génio sem paralelo!

Por mera distração? Corrigi-te então já apressadamente, lê o que escreveste agora e corrige-te, já que não o fizeste quando postaste!

Transcreves um soneto e não o lês? Que não o conhecesses suficiente bem para notar acredito, mas não reparar num soneto com uma quadra e três tercetos? ai ai

"Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!"

O verso que falta no final dos três versos da segunda quadra do Poema.

Não é vaidade, Florbela Espanca é sem dúvida a poetisa eleita e o que descreve é somente um pouco daquilo que faz pelos seus leitores.
Não sei se é possível não gostar, se for, que lhe reconheçam o génio!

Diligentia disse...

Obrigada vodka! transcrevi o soneto tal qual como o conhecia, e que incluia, claro, esse verso. Por lapso, aquando da transcrição escapou-me. É humano..acontece...felizmente há quem me lembre, e é para isso que servem os comentários.É um facto, transcrevi e depois nao li; achei que não precisava, ja o lera tantas vezes. lapso meu, obrigada!

Anónimo disse...

Tal como tive o cuidado de referir, vindo de ti só poderia ter sido uma distração... :P