segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Da Educação Sexual Nas Escolas

E este assunto ainda anda por aqui a passear, o que não deixa de ser triste e revelador da mentalidade pequenina deste país pequenino.
Os que não querem que os seus rebentos recebam informação acerca de sexualidade, acham que o papel da escola é ensinar a ler e a escrever e pouco mais, porque o papel nesta educação é dos pais e não das escolas, ou então porque acham que os meninos vão começar a pinar mais cedo do que o deviam e já se sabe a opinião dos pais sobre a vida sexual dos filhos:Não!
Os que querem e acham bem ainda correm o risco de a escola onde têm os filhos não ministrar a disciplina, e assim ficamos todos na mesma.
Ponhamos a questão nestes termos: a escola tem um papel a desempenhar na educação das gentes jovens, sobre isso não restam quaisquer dúvidas. Assim como os pais, obviamente. A questão fulcral a ser compreendida é que, pela movimentação dos tempos modernos, a escola substitui naturalmente os pais na formação dos filhos, tudo por uma questão de falta de tempo dos mesmos. Não é triste, nem alegre, é simplesmente o que evolução dos tempos. Se os pais não têm tempo, a responsabilidade passa para as escolas. E não vale a pena chiarem que é para isso que temos sistema de ensino e pagamos impostos e cumprimos todos os nossos deveres de bons cidadãos, ou não?
Assim, se às escolas cabe um papel essencialmente formador, é essencial, também, que haja a responsabilidade de educar plenamente as pessoas do amanhã, não pode admitir-se que queiram apenas que os jovens saibam matemática e português, formatados como os computadores e mais nada. Há que formar na globalidade. Até porque, meu caros, esta é uma questão de saúde pública. Eduque-se, então, para que os jovens protejam a sua saúde e a dos seus pares e vamos mas é deixarmo-nos de crendices e religiosidades no que a esta matéria diz respeito.
Ou acham que lá porque não querem que as vossas crias andem por aí a esfregar as partes íntimas noutras partes íntimas dos seus amigos, que é pecado, que eles vão deixar de o fazer?
Que o façam, até porque, não sei se sabem, mas o homem nasce com o instinto sexual, não nascemos com mais nada, mas nascemos com isso, e pelo menos ao ensiná-los a ter cuidado onde põem as pilinhas, estão a proteger as gerações dos vossos netinhos.
Ou não tinham pensado nisso?

Sem comentários: