quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Novo Galo da Capoeira

É assim em terras pequenas: tudo se sabe, todos se conhecem, todas as novidades correm com o vento.
E assim metade da Mitra Land sabe que há um novo elemento do café do povo, vulgarmente conhecido como o café da mãe da Cátia, aka, D. Rita.
Eis que existe uma nova aquisição, um novo empregadinho que, benza-o deus, com aquela carinha de 'morangos com adoçante' faz as delicias da miudagem do sexo feminino. O que vale é que as moças só olham para o geral, não chegam a ver a camada de acne que o senhor possuiu ou as cuecas azul relâmpago, porque, tenho para mim, não lhe achariam tanta gracinha como isso. Mas o cabelinho à surfista, o olhar atrevido, o sorriso enviesado à malandro fazem dele um óptimo ponto onde descansar a vista, pelo menos, para as moças que entram em bandos pequeninos, aos risinhos e suspiros, pedem pastilhas ao balcão com a voz embargada de tanta emoção, saindo depois a correr, como se não conseguissem suportar estar perto de tamanho deus grego. Logo depois, voltam a entrar com mais uma ou duas chavalas acopladas, que foram chamadas às pressas para ver o rapazinho. E ele sorri, sorri sempre com a sua cremalheira pepsodente, enquanto dá uma guinada para a direita com a cabeça para manter o penteado nos eixos. Está tão vaidoso, o novo galito...
Quem se perde no meio de tanta azáfama é Sammy Boy, que para além de ser ver relegado para segundo plano, ainda se vê atarantado no meio de tanto gajedo. D.Rita, que tudo vê e tudo sabe, não o deixa descurar as suas funções; mal o mocinho desvia o olhar dos copos e chávenas, leva logo nas fussas enquanto ela grita Ó S., 'tas ver as meninas ou 'tás a trabalhar?'. Desenganem-se aqueles que acham que a galinha gorda anda a dormir na forma e não vê as atitudes de seus pintaínhos, oh isso é que era doce, quem manda neste quartel é a sargentona, não haja ilusões.
O que ela se esquece, ou faz por esquecer, é que a culpa não é bem do outro, é mais do gajo com aspecto de sobremesa que deu nome à novela, que destabiliza o arsenal todo ao trazer as putinhas todas com o pito aos saltos por sua causa.
Pobre Sammy.
Deixa lá.
Não há galo que te suplante; és mais um peru: o maior lá da capoeira.

Sem comentários: