segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caro Sr. Bastonário


Ganhou. Parabéns.
Tenho perfeitamente presente que, consigo no poder, terei grandes dificuldades em terminar o estágio, graças ao ódio visceral que V.Exa. tem aos aprendizes de advogado.
Só espero, sr. Bastonário, que o seu estágio tenha sido de uma facilidade enorme, embora tenha quase a certeza que V.Exa. não tenha feito qualquer estágio, visto que dá a impressão de já ter nascido a saber tudo o que é preciso para ser um advogado competente e inteligente.
Espero, sr. Bastonário, que daqui a 10 anos, ainda existam pessoas que queiram ser advogados e que não se tenha de se andar a pedinchar para que venham pessoas para a profissão que V.Exa. se esforçou tanto para que seja uma elite.
Espero, ainda, sr. Bastonário, que as vozes que se levantam a contestar as suas posições o incomodem bastante e que, de alguma forma, lhe toquem a consciência e o alertem para as coisas menos bem feitas no nosso seio.
Porque aparentemente o seu problema com os aprendizes é que têm pouco tempo de formação e advêm de faculdades duvidosas, esquecendo-se que, a partir de agora, toda a gente tem como plano de estudos o processo de Bolonha e as faculdades privadas são uma realidade no nosso ensino superior, não sei se já reparou nesse facto...

Um dia, sr. Bastonário, ainda me há-de explicar que raio uma pessoa que tem 5 anos de curso e foi estudante numa faculdade pública lhe fez de mal, afinal, se nenhuma das suas bandeiras anti-estagiário se lhe aplicam...

Sem comentários: