quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Apetece-me Grandemente Ser Porca # 21

Crendo já me ter pronunciado anteriormente sobre esta temática, não gostaria de deixar de dizer que me irrita solenemente que pessoas que não conheço de parte alguma me tratem por tu, assim que trocam comigo duas palavras de cumprimento.
Irrita-me.
Não andei com estas pessoas na escola.
Trato com deferência e boa educação toda a gente que me é apresentada.
Não trato ninguém como se estivessemos todos na taberna a jogar às cartas e a beber brandy mel, em amena cavaqueira.
Não é uma questão de pedantismo, é uma questão de igualdade. Se eu trato respeitosamente, porque insistem em tratar-me como se fossemos todos da mesma aldeia?

Caracinhas, pá...!

2 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Meu Deus, identifico-me tanto com este post. As vezes que já tratei pessoas por "você" sem que elas percebessem e continuassem a usar o invasivo "tu" são incontáveis. E nas lojas? Ah, saudades do portugal antigo, do "menina", "senhora", etc.

Diligentia disse...

Verdade. Antes, ainda pensava que isto acontecia devido à juventude da minha pessoa. Agora, já percebi que nada tem a ver. Posso ser jovem e fresca ou velha e enrugada, pessoas as há que não distinguem nada e continuam a tratar-me com o jovial "tu, pá", que é uma alegria.