sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ai Sim?

'Bardamerda' foi uma expressão que sempre me fascinou.

Quando era pequena e ouvia, inadvertidamente, a conversa dos adultos e alguém, desesperado pelas circunstâncias ou simplesmente aborrecido, mandava não sei quem bardamerda, era certo e sabido que a minha pessoa tinha pela frente uma tarde de adivinhação de vento que, em dialecto de avó, queria dizer rir até doer a barriga por motivo nenhum e acontecer uma desgraça a seguir.

Ora eu, que conhecia bastante bem o vernáculo merda, ficava muito espantada quando a palavra minha acompanhada desse tal 'barda' que, apesar de não conhecer de lado nenhum, conferia a uma simples merda qualquer o estatuto de felicidade na forma do riso fácil.

Ainda hoje me deu, em pleno horário de expediente, um ataque de riso por causa de uma video qualquer, visto numa página online de um qualquer jornal, em que um qualquer senhor usou esta expressão.
E fiquei agarrada à barriga de tanto rir, no meio de papéis e processos, códigos e jurisprudência, a quem não mandei bardamerda porque estava o Padrinho na sala ao lado.

E você?

2 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Confesso que também acho a expressão curiosa e eloquente, além de bastante cómica. Mas não faço ideia de onde terá vindo. Acho que vou investigar.

Diligentia disse...

Se encontrar alguma coisa, por favor, partilhe!