quarta-feira, 2 de junho de 2010

Da Falta de Peso

Isto é ridículo.
Quer dizer, empurrar os feriados para os fins-de-semana, até nem está mal visto; fica-se com uns valentes amontoados de mini-férias de 3 dias que serão, com toda a certeza, muito bem vindos e muito bem aproveitados. Até pode ser que, de facto, sejam um apelo e um incentivo à produtividade, e que dessa forma, até poupemos mais do que 1% do PIB.
Resta apenas esperar que o português comum não veja a coisa como boa!, uma semana só de quatro dias, baza mas é engonhar o trabalho todo porque já só me apetece é pensar no que vou fazer com três dias inteiros por minha conta. Não sei porquê, mas acho que isto não passou pela cabeça de quem teve esta ideia...
Mas enfim, já há anos que nisto se fala; só falta mesmo a típica frase do lá fora também se faz, deviamos fazer também.Digo eu que se os lá de fora se atirassem a um poço, os de cá de dentro faziam o mesmo...

Porém, que sentido faz extinguir feriados como IMPLANTAÇãO DA REPÚBLICA ou Restauração da Independência, quando se deixam feriados como Assunção de Nossa Senhora ou Imaculada Conceição?
Desculpem lá, mas alguém anda a fumar daquilo que dá para rir e depois vem parir estas ideias peregrinas!

Então num Estado Republicano vão extinguir o feriado da Implantação? Não podem estar bons da cabeça! É assim que mostram o respeito pelo país que têm, pelos valores que nos foram incutidos, pelos princípios que baseiam a Constituição?
Extinguem feriados históricos, sem sequer tocar nos religiosos - não temos que voltar a falar na Laicidade do Estado, pois não, meus amigos?! - e ainda criam um feriado do Dia da Família?
O que é que Dia da Família quer dizer exactamente?
Comemora-se o quê, a base da sociedade, é?
Ah, estou a ver... É muito mau ter que ir trabalhar ao dia 26 de Dezembro quando se andou dois ou três dias a enfardar peru e a sentar o rabo à lareira, não é? Compreendo.

Ora, ora, não têm vergonha?

Bem se sabe que é preciso, de uma forma ou de outra, combater a falta de vontade do português em trabalhar, para aumentar a produtividade, para ver se se leva este país mais para a frente, mas a ter ideias destas, desculpem lá, mas dediquem-se à pesca.

Sem comentários: