segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os Segredos da Magia



A SIC tem um programa interessante, “Os Segredos da Magia”. Para além de estragar a vida a muitos ilusionistas que honestamente ganham a vida a engrupir terceiros desatentos, tem a particularidade de o protagonista de entretenimento ser um homem sem rosto, vestido de negro, com uma máscara a atirar para o sinistro, se não servisse apenas para criar mais uma ilusão. E esconder, claro, o trafulha que anda por aí a desvendar os segredos de uma profissão centenária.
De relevar que o referido senhor é ligeiramente estrábico, vesgo, mesmo, e que o disfarce ainda acentua mais esta particularidade. É o preço a pagar por se estragar o trabalho dos outros; a cobardia demonstrada ao usar uma máscara, numa actuação em que se expõe os podres que os outros usam para ludibriar os inocentes, paga-se caro uma vez que o dito disfarce mostra também os podres do mágico revelador da magia de trazer por casa.
De relevar ainda o facto da SIC, depois de ter transmitido aquilo que era a renovação de um formato que conheceu a luz do dia em 1998, sim, os segredos das práticas mágicas que passaram nas últimas semanas eram apenas um remake, volta a passar o programa original, ou seja, o que deu à quase 11 anos atras. Nada demais até aqui; recordar é viver, segundo os princípios de um país em que o saudosismo é desporto nacional, dar uma nova roupagem ao que antes se viu não deixa de ser ligeiramente original.
O que salta à vista é que, e partindo do pressuposto que o senhor mascarado é o mesmo de há 11 anos, perdeu para a leveza aquilo que ganhou na barriguinha. Não perdeu talento, mas a roupa já lhe está ligeiramente apertada. O tempo passa para todos.
Últimos relevos : as assistentes de hoje já não parecem vindas de um clube de strip dos anos 80, embora se esfreguem alegremente no chubbie da máscara. Não parece que ele se queixe, de todo. Os truques de há uma década e um ano são os mesmos, só que com acessórios mais coloridos, cabos e guindastes industriais e uma equipa técnica de apoio altamente sofisticada.
É um programa interessante.

5 comentários:

fidalgo disse...

todas as personagens que usam máscara possuem um certo fascínio, a que acresce uma curiosidade de quebrar o mistério sobre a verdadeira identidade.

Lembro outra semelhante, o "stig" do programa da BBC "top gear"

quanto ao Masked Magician, a sua identidade já foi revelada

Diligentia disse...

A sério?
E quem é afinal o sr da mascara?

fidalgo disse...

Val Valentino

Anónimo disse...

o magico e o melhor do mundo

Diligentia disse...

De facto, tb o aprecio bastante.