quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Coisas Que Vejo Por Aí # 32

Sempre tive alguma consideração por Lars Von Trier. Achava que tinha bastante talento a mostrar subtilezas e que as sabia mostrar em ponto grande no ecrã como poucos.
Até ver esta coisa:
Atente-se que o volume I de Ninfomaníaca está bastante bom; a história é muito interessante e a visão do realizador verdadeiramente inovadora. O diálogo entre a protagonista e o homem que a recolhe é fenomenal.Mais a foda, que nunca mais acaba e que nunca deixa de ser deveras interessante.
O volume II é mauzinho, vá. Acho que a atriz escolhida, apesar de talentosa, não é bem a coisa mais linda que uma câmara já filmou, o que, apesar de dar um certo realismo à coisa, dá uma aura de estranheza ao filme.
No entanto, a violência subjacente é qualquer coisa de notável. Gráfico. Quase enjoativo. Quando as cenas de foda são gratuitas, o pessoal ainda fecha os olhos porque o cenário é interessante. Quando a violência é o mote, a coisa é diferente. Não me sentia tão incomodada com uma cena de um filme desde 'Irreversível', de Gaspar Noé. Mas ao contrário deste, em que a cena de violência é absolutamente necessária para se perceber o fim do filme (ou será, antes, o início?), senti que a cena em que a protagonista faz um aborto com as próprias mãos ajuda muito pouco à compreensão da história ou à profundidade da personagem.
O final do filme também é assaz estúpido e deixa muito a desejar.
Porém, o maior problema do volume II, à parte de cenas macacas, é um senhor chamado Shia LaBeouf, que, para além de ser uma cara de parvo que mete nojo, é um ser miserável e sem talento que não devia ter lugar em filme algum, mas isso sou só eu que sou implicante e idiota.
E era só isto.

Sem comentários: