quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pergunta do Dia

Porque é que as pessoas respondem sempre "Estou bem, obrigado" sempre que lhes perguntam como estão, independentemente de quem pergunta, a altura do dia/semana/mês/ano, e outras condicionates da resposta?



Pode ser uma hipocrisia, mas a verdade é que toda a gente responde da mesma maneira, mesmo que tal signifique mentir com quantos dentes possui na boca.
Crê-se que somente a partir de uma certa idade é que as pessoas perdem a vergonha de mostrar que não estão bem perante os outros, e respondem à pergunta com um "Olhe, muito mal", seguido de uma conversa interminável, de conteúdo cheio de queixumes e palavras cansadas de outra estirpe, normalmente sobre doenças, sintomas e afins, choradinho sobre a vida difícil, sobre a desgraça que se abate sobre a cabeça.
Antes disso, mentem.
Até porque ninguém tem nada a ver com os assuntos privados de cada um.
Pergunta-se se as pessoas não achariam que as outras pessoas, às quais perguntam se estão bem, se respondessem com a verdade, não as achariam ligeiramente perturbadas...

3 comentários:

fidalgo disse...

Vai-se andando..

Diligentia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diligentia disse...

O vai-se andando é conversa de gente com mais de 65 anos, logo, o dialogo acaba com o espolio das doencas, inevitavelmente