segunda-feira, 13 de maio de 2019

Backstreet's Back, Alright!

Vergonha é coisa que não me acode, como, creio, está mais que comprovado.
E, por isso, sem vergonha nenhuma, assumo: fui ver Backstreet Boys ao Altice Arena no sábado passado. 
E é também sem qualquer sombra de vergonha que afirmo, com todas as letras: A-D-O-R-E-I.


Contrariamente a 99% dos meus pares do sexos feminino, nunca tinha ido ver os senhores ao vivo. Quando digo isto em público, um certo olhar de pena com laivos de incompreensão recai sobre mim com origem nas ditas moças da minha idade.
Consigo perceber que devo ter perdido oportunidades únicas de estar aos berros e a arrancar cabelos durante duas horas, enquanto lágrimas de emoção me corriam cara abaixo.
Consigo perceber que perdi muitíssimos temas de conversa interessantes de 1996 a 1999.
Aliás, lembro-me perfeitamente de, nos dias seguintes ao primeiro concerto dos então rapazes, na Praça de Touros em Cascais, na escola, haver uma excitação como nunca se viu, uma alegria incontrolável, um sentimento de união como poucas vezes se havia visto.
A mim passou-me um bocado ao lado; não que tivesse a mania que era melhor que as outras, nada disso.
A questão é que, pura e simplesmente, a febre de Backstreet Boys atingiu-me muito depois do fenómeno e, logo depois, contraí uma bem maior e que me acompanha até aos dias de hoje.

Por isso, foi com alguma expectativa que os fui ver.

Aterrada com a possibilidade de ver uma banda de cotas decadentes, com discurso saudosista e que passa mais tempo a falar do que a atuar, vi o Altice encher até às costuras de gente da minha idade, igualmente excitada com a perspectiva de voltar a ver os rapazes de 'Everybody'.

Não se viam miúdas histéricas em parte nenhuma, não se via ninguém a puxar os cabelos, nem a desmaiar, nem a guinchar, nem a atirar cuecas para o palco.
Vi, sim, pessoas que há 20 anos eram exactamente essas miúdas; não se comportavam agora dessa forma, mas mantinham a mesma curiosidade e a mesma excitação, embora contida.


Os rapazes estão mais velhinhos, sim, mas envelheceram bem e continuam com uma energia invejável.Durante duas horas não pararam, sempre aos pulos, sempre a dançar.

O espectáculo está bem orquestrado e disfarça bem o facto de a maior parte deles não ter uma voz por aí além.


Gostam nitidamente do público português, a quem só dirigiram palavras de apreciação, gratidão e amor. O público pagou na mesma moeda, cantando a plenos pulmões TODAS as músicas.
Passou-me várias vezes pela cabeça que eles não precisavam mesmo nada de cantar; bastava-lhes a banda e fazer a coreografia.O público cantou por eles, numa voz una de quase 20 mil pessoas.


Deram uma roupagem nova e moderna aos velhos êxitos, o que não lhes tirou nada, só acrescentou.


Senti o chão tremer em 'Quit Playin' Games' e 'I Want it That Way', em que fiquei surda com tantos gritos e, por longos minutos, senti-me num moche de um concerto de heavy metal.

Uma pequena nota para mim própria: sou uma ursa.

O meu Backstreet Boy preferido sempre foi o Kevin. Em minha defesa, bastava olhar para o rapaz há umas boas décadas atrás: moreno, olhos verdes, sexy até à 15ª geração, era uma afago à vista. No entanto, como então e como agora, a voz nunca foi exactamente o ponto forte do senhor; se antes era fraquinha, agora não existe.
Em defesa dele, há que dizer que as vozes de quase todos eles envelheceram francamente e estão para lá de salvação.

Todos, menos de um: A.J. McLean é dono de um vozeirão único e muitíssimo equilibrado.
Sozinho, segura a banda inteira, toma conta do espectáculo do início ao fim.
Foi rei e senhor de todas as músicas e se a banda hoje faz um concerto muito decente e com qualidade, a ele lho devem.
O bigodinho sinistro de há 26 anos deu lugar a uma barbinha muito interessante e está um pedaço de mau caminho.
Isto tudo para concluir: andei 20 anos enganada e a apreciar o boy errado. Sou estúpida e gosto, pois claro.



Saí de lá a sentir-me outra vez com 12 anos, com a alma rejuvenescida e francamente feliz por ter assistido a um fenómeno geracional.


Muito bom!

Sem comentários: