quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Leituras Nº ... Qualquer Coisa Serve


Mais um que tive muita pena de acabar.
Simon Scarrow não perde a mão ao contar a História através da história de Cato e Macro. Sempre vívido, sempre marcante, leva o leitor na habitual viagem no tempo.
É de salientar que Scarrow não cede à tentação de escrever livros a metro, apesar de anualmente lançar uma obra desta colecção. Narciso, um personagem execrável que esteve presente em todos os livros desta saga e cujo objectivo de vida era enredar os personagens principais nas intrincadas teias da intriga política e das conspirações para derrubar o poder instalado, conheceu o seu fim neste livro. Poderia Scarrow facilmente ceder à tentação de escrever mais um ou dois livros só a contar as peripécias dos dois heróis para acertar contas com o seu arqui-inimigo; até fariam algum sentido que um personagem tão marcante como Narciso merecesse algum destaque e o seu término nesta história fosse digno de uma obra em sua honra. No entanto, não foi essa a escolha do autor e não há como não reconhecer que é de grande nível não ceder a escrever por encomenda.
Com esta obra, terminou uma fase desta história para já levantar o véu à próxima que se avizinha e que é, como sempre, prometedora.
Excelente.

Sem comentários: