quarta-feira, 25 de abril de 2012

Recordar Abril - Parte III

Os chicos-espertinhos que gostam de apregoar aos quatro ventos que o '25 de Abril é coisa de comunistas' deviam poder ser enviados, por um mês, para países com ditaduras, daquelas mesmo boas, que matam pessoas por terem ideias diferentes, à laia de campo de férias.
De certeza que vinham de lá mais fresquinhos, mais conscientes e, quando cá chegassem, gostariam de colocar um cravo vermelho na lapela e comemorar a festa da Liberdade.
Remédio santo, pois então.
Os chicos-espertinhos que gostam de ser da direita estúpida, porque a direita estúpida está agora na mó de cima, confundem a Revolução com o período conturbado que se seguiu e arranjam sempre maneira de ler a História de forma a que os que fizeram o 25 de Abril fiquem mal na fotografia.
Porém, como são apenas chicos-espetinhos, e falta-lhes a inteligência de um ser humano médio, não percebem que a situação é exactamente a inversa, que o que celebra no dia de hoje é um ideal maior que os PREC's e os Verões Quentes que se seguiram, e que tais ocorrências, embora não esquecidas, ficam diluídas pelo 'bens maiores' que que a Revolução trouxe, maiores que conspirações políticas: Liberdade, Democracia, Prosperidade.
Lembrem-se disso, almas do senhor, de cada vez que abrirem a boca com palavras mal agradecidas àqueles que devolveram a este país da decência e a dignidade.
Porque essa 'devolução' será sempre a ideia por detrás deste dia.

Sem comentários: