quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Descubram as Diferenças

Qual é a diferença entre apatia e comodismo?
Nenhuma, se se vir bem.

É-se comodista, porque se é apático.
Porque se está apático, é-se necessariamente comodista.

Porque a apatia é uma patologia grave, que ataca as mentes fracas e desprotegidas, e as deixa ainda mais fracas e estúpidas do que originalmente eram.

Quem nada sente, também não tem o que esperar.
Quem nada espera, não tem nada a que se agarrar, por isso agarra-se ao que há, mesmo que isso não sirva para nada.

Logo, comodismo e apatia, andam de mãos dadas, em todas as circunstâncias. Quem é estúpido, é-o sempre, seja comodista ou apático, o que vai dar mais ou menos à mesma coisa. Porque só se é comodista, só se é apologista de não se esforçar minimamente, e de se encostar ao que já foi feito, é porque também não tem muito por onde esperar do futuro. Se não se tem nada que esperar, também não se sente nada. E paira-se. Paira-se por aí, pelo ar, pela vida.

Há quem assim seja.
Também há quem tenha visto mais luz para além disso. Quem tenha visto que há mais vida para além do chupismo do sentimento, do parasitismo existencial.

Há quem tenha sido assim. Quem não o seja mais.
Faz tudo parte.
De alguma coisa.
Errada, sem dúvida. Mas deve fazer.





AS

2 comentários:

Anónimo disse...

lamento discordar logo no primeiro pargrafo, do texto aqui escrito com tanta simplicidade... Na minha opinião há grandes diferenças entre apatia e comodismo, ou seja, enquanto que a apatia se traduz numa incapacidade de reagir perante algo, o comodismo apela ñ há incapacidade mas à falat de vontade pra o fazer...uma pessoa comodista pode saber o que tem que fazer pra agir, mas devido à falat de vontade pra o fazer ou ao cobardismo, nunca levantará o rabo da cadeira pra fazer o que quer que seja.....lololololol.....
Mts jinhos...

Diligentia disse...

Para ja, agradece-se a boa vontade que houve em esclarecer os idiotas que nao sabem distinguir apatia de comodismo, e que precisam da definicao, com todas as letrinhas. Como fui capaz de me esquecer de semelhante detalhe ...
Depois, resta saber se aqueles que esclarecem sabem o que leem, compreendem o significado, e ainda sabem distinguir post pessoal basado em experiencias pesssoais e intransmissiveis, de coisas universais que se espetam no ecra. Se nao sabiam, ficam a saber.Nao ha diferenca entre apatia e comodismo, pelo menos para quem escrever o post. Obviamente que existem diferencas entre as nocoes de uma coisa e outra, caso contrario seriam sinonimos. Porem, acho que se pede demais conseguir ler os textos para alem do obvio. Os escritores falhados assim, tambem falham a passar a mensagem.Principalmente a passar a mensagem. E quem os lê ... bem, quem os lê que leia.
AS