sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

My Old and Beautiful Friends Are Back!


Épico, arrebatador, brilhante, arrepiante, extraordinário.
Tanto tempo de espera valeu, definitivamente, a pena.
Os Nightwish regressam na melhor das formas, com um esplendor e um brilho nunca antes visto, nem mesmo nos velhos tempos da Tarja.
A combinação entre a doce voz de Annette, a orquestra, a restante banda e os poemas é digna de nota e cria no ouvinte a sensação de entrada num novo e diferente mundo.

Os acordes não são estranhos, o espírito de Dark Passion Play está presente, porém, aperfeiçoado ao limite, com uma nova roupagem, uma nova luz. Sem esquecer, claro, a presença, o toque de sensualidade e o timbre característico da banda, ao qual habituaram os fans ao longo do tempo.

Delicioso.

Não que os Nightwish precisassem de qualquer prova do talento e originalidade depois dos eventos de 2005, mas este album é, também e em grande parte, uma bofetada de luva branca na cara da Tarja e de todos os que deixaram de dar crédito a estes moços pela saída da finlandesa. Não precisam, de todo, de uma cantora lírica para fazerem sinfonic metal, não precisam da figura dela para fomentarem o carisma, não precisam de nada do que ela tinha para se tornarem maiores do que o trabalho anterior. Começaram com um estilo e uma linha musical que, felizmente, conseguiram quebrar e levar a criatividade muito mais longe.
Eles são o que são, estão onde estão e, a julgar pelo que fizeram agora, sabe-se lá até onde poderão ir. E Tarja, onde está? Pois ...
Se em Dark Passion Play ainda existiam laivos de ressentimento pela expulsão da antiga vocalista, Tuomas deixou que a criatividade se focasse mais num mundo imaginário muito mais interessante que a mágoa e a 'dor de corno' habitual, acabando por criar melhor música, melhores composições, o melhor album do ano.


Estão, definitivamente, de parabéns. Todos.

Que saudades do meu Poeta, que saudades de suas palavras sussurradas no meu ouvido.
Que saudades do homem que escreve com a alma dele na minha...

Estou rendida. Found my match.

Sem comentários: